Mito do Megapixel

Câmera Digital

Quando o assunto é câmera fotográfica digital um dos maiores mitos que existe é o de que quanto mais megapixels ela oferece, melhor é a câmera e as imagens que ela produzirá. Esse é o famoso “mito do megapixel”, que vem sendo, cada vez mais, discutido e desmistificado.
Entenda o que significam os termos pixels e resolução para poder escolher a câmera fotográfica digital que mais vai se adequar as suas necessidades.

Mas qual a diferença entre pixel e resolução?

Para compreender a diferença entre esses dois termos, precisamos entender o que é um pixel e o que é resolução.
Pixel nada mais é do que cada um dos milhares de pequenos quadrados que observamos ao ampliar uma imagem no computador. O conjunto desses pequenos quadrados somados resulta em uma imagem digital nítida.

Resolução é a quantidade de quadrados (pixels) que formam a imagem na proporção horizontal x vertical. E é através dela que podemos saber em quantos megapixels a foto foi tirada. Por exemplo, se uma foto tem resolução de 1772 x 1181 pixels, isso significa que ela foi tirada em 2.1 megapixels.

Mas na verdade a resolução de uma imagem não está diretamente ligada à sua qualidade. A imagem de uma câmera digital é feita através de um sensor, que faz a captação de luz do objeto fotografado e vai transformar essa informação em pixels, gerando a imagem digital.

O segredo está nos sensores

As câmeras profissionais ou semi-profissionais têm sensores melhores e mais complexos, mesmo porque esses modelos têm maior espaço físico para abrigar os sensores, e por isso produzem imagens melhores, mais nítidas e com cores mais vibrantes. Já as câmeras compactas e de celulares, possuindo sensores de qualidade inferior, tendem a gerar uma foto de menos qualidade.

Quando o sensor não tem capacidade suficiente para captar tantos pixels com a mesma qualidade, a qualidade da imagem é prejudicada não importando o quão alta seja a resolução.

Quando o megapixel faz a diferença?

Como você já deve ter entendido, a quantidade de pixels de uma imagem não tem influência sobre a qualidade da imagem, mas sim sobre a ampliação que será possível realizar com ela.
Ou seja, uma ampliação de foto simples - 15x10 cm - precisa de menos megapixel para ser impressa com qualidade. E isso significa que se você não trabalha profissionalmente com fotografias, não precisará de milhares de megapixels para produzir e imprimir boas imagens.

Resumindo: na hora de comprar uma nova câmera, a quantidade de megapixels que ela suporta não deve ser sua principal preocupação, mas sim a qualidade do sensor de captação de imagem, a nitidez e definição de cores da foto que ela produz, a variação do ISO, a lente que ela possui e sua distância focal.
Para saber mais: ISO é a sensibilidade do sensor da câmera à luz. Quanto maior o ISO for regulado menor precisará ser a quantidade de luz ambiente.

Megapixel na hora de imprimir

A quantidade de megapixels é um fator também para a impressão da foto. Quanto maior a resolução, maior poderá ser a ampliação. Compare alguns valores:

Megapixels
Tamanho máximo de impressão com alta qualidade
3.1 MP
15 x 21 cm
4 MP
20 x 25 cm
5 MP
24 x 30 cm
6 MP
28 x 35 cm

Lembre-se de que apesar de o fotógrafo ser o grande responsável por boas fotos, quanto melhor o equipamento, melhores serão as suas imagens.
fonte: http://shopping.uol.com.br/guia/o-mito-do-megapixel.html