Consumidor será avisado sobre dÃvida por mensagem no celular
Empresa vai avisar Serasa sobre pendência que, por sua vez, mandará mensagem ao cliente
Os consumidores brasileiros que tiverem pendências financeiras serão avisados por mensagem de celular (SMS) sobre a dÃvida antes de o nome do devedor ser incluÃdo no cadastro de maus pagadores. Um serviço da Serasa Experian vai fazer a interligação entre as empresas, que são clientes da entidade, e os brasileiros que fizerem compras nessas corporações.
O SMS (Serviço de Pequenas Mensagens, na sigla em inglês) é um serviço via telefone celular para textos de até 140 toques. O serviço funciona assim: o consumidor recebe a mensagem com um código/senha, e, usando esse código em combinação com o seu CPF, poderá acessar todos os dados do comunicado.
Com o serviço, a Serasa promete agilizar o processo com o aviso e facilitar a negociação entre consumidores e credores. O comunicado pelo telefone, no entanto, não substitui o envio de carta por correio, informa a Serasa.
Aviso em papel
Antes de o nome de um devedor ser incluÃdo no cadastro de maus pagadores por causa de uma dÃvida vencida e não paga, o consumidor precisa ser comunicado previamente, por escrito, para que possa tomar conhecimento do débito e se manifestar sobre a veracidade da informação.
O SMS (Serviço de Pequenas Mensagens, na sigla em inglês) é um serviço via telefone celular para textos de até 140 toques. O serviço funciona assim: o consumidor recebe a mensagem com um código/senha, e, usando esse código em combinação com o seu CPF, poderá acessar todos os dados do comunicado.
Com o serviço, a Serasa promete agilizar o processo com o aviso e facilitar a negociação entre consumidores e credores. O comunicado pelo telefone, no entanto, não substitui o envio de carta por correio, informa a Serasa.
Aviso em papel
Antes de o nome de um devedor ser incluÃdo no cadastro de maus pagadores por causa de uma dÃvida vencida e não paga, o consumidor precisa ser comunicado previamente, por escrito, para que possa tomar conhecimento do débito e se manifestar sobre a veracidade da informação.
Por isso, quando recebe de uma empresa o pedido de anotação de uma dÃvida em seu cadastro, a Serasa envia um comunicado e, só dez dias após a postagem desta carta, a dÃvida é cadastrada, desde que não haja manifestação do consumidor ou contraordem do credor.