Velocidade pode chegar a 20 km/h
Velocidade pode chegar a 20 km/h

Surfistas de fim de semana agora podem contar com uma forcinha a mais para conseguir pegar as suas ondas: a empresa californiana WaveJet embutiu nas suas pranchas um pequeno motor que ajuda a economizar braçadas na hora de cair na água, segundo noticia o site Popular Science.

O desenho oblongo do motor ajuda a economizar espaço e conseguir mais potência. A água é expelida por pequenas aberturas para produzir um jato de água pressurizada, fazendo a prancha atingir até 20 km/h, o que é cerca de três vezes mais rápido do que o que um surfista consegue com suas braçadas. Para controlar o motor, o surfista usa um controle remoto embutido em um bracelete.

Segundo a empresa, o motor foi desenvolvido para tornar o esporte menos frustrante para surfistas amadores. No futuro também se espera embutir a tecnologia em pranchas de salva-vidas, caiaques e outros equipamentos de esporte náutico.

Atualmente existem 11 modelos de prancha no site da empresa. Os preços começam em US$ 4500.

Mas não é só a prancha de surfe que ganhou motor. Confira nas próximas páginas outros equipamentos que ganharam esse toque a mais de radicalidade...

Skates Rhino

rhino

Nas ruas – nas de São Paulo, pelo menos – já é possível ver marmanjões confortavelmente dirigindo skates motorizados.

A empresa coreana Tami fabrica dois modelos, o Rhino Jump e o Rhino Turf. O primeiro tem um motor de 40 cc, parachoques dianteiro e traseiro e um controle remoto manual para controle de velocidade. O segundo modelo suporta inclusive incursões off-road, para os mais aventureiros, graças aos seus pneus de 10´´ - bem mais grossos do que os pneus dos skates motorizados normais.


O Wheelman
wheel

Para quem gosta de esportes radicais motorizados e ainda quer um toque de exclusividade, a Tami também fabrica o Wheelman: um skate motorizado que tem apenas duas rodas. O piloto posiciona os pés dentro das rodas para andar.
O Wheelman tem corpo de aço inoxidável recobertas por plástico durável, rodas de liga de alumínio, freios internos a tambor para frenagem eficiente e controle remoto fácil de manejar.
O iSlide
islide

Para os radicalmente ligados em esportes e design a pedida é o iSlide. Esse skate-conceito criado pelo designer Ofir Tal usa tecnologia de giroscópios, parecida com as dos veículos Segway, para equilibrar o piloto em apenas uma roda.

O conceito, criado em 2007, também inova por usar células de hidrogênio como combustível para atingir velocidades de até 15 km/h.

Para avançar no terreno ou parar, o iSlide usa o movimento do piloto. Inclinando-se para a frente, o skate avança. Fazendo o movimento contrário, ele para. Ofir ainda incluiu luzes para iluminar o skate em passeios noturnos e uma manopla para transporte.

Infelizmente, as últimas notícias disponíveis sobre o iSlide são de 2007, quando Ofir buscava patrocínio para finalizar o seu protótipo.
http://tecnologia.br.msn.com/noticias/artigo.aspx?cp-documentid=28419846&page=0