Uma organização judaica em Nova York divulgou em seu site fotos de nazistas com caixas de objetos valiosos que eles roubaram dos judeus. Isso pode ajudar os judeus a reencontrar suas peças perdidas.
Eram os anos 40, em plena Segunda Guerra Mundial. A ordem partiu de Adolph Hitler. Ele determinou que uma força tarefa confiscasse livros, obras de arte, objetos de decoração dos judeus.
Onde foram parar todos esses objetos? Quadros? Relíquias? Agora, existe uma chance de que sejam localizados, com a ajuda da internet e dos arquivos dos nazistas (www.errproject.org/jeudepaume/).
O material está sendo divulgado por uma organização judaica em Nova York. As fotos, tiradas pelos nazistas mostram operários levando caixas com o material roubado - na França e na Bélgica, ocupadas pelos alemães. Oficiais supervisionavam o carregamento.
As caixas eram transportadas em caminhões e vagões de trem abarrotados. Os nazistas catalogaram minuciosamente cada objeto apreendido. Móveis, relógios suíços, quadros de artistas como Salvador Dali. Mais de dez mil objetos - tudo anotado em fichas: um inventário minucioso, descrevendo cada objeto.
“Esses objetos estão espalhados pelo mundo. Podem estar nos Estados Unidos, na Europa, na América do Sul em museus ou com colecionadores”, diz o diretor da organização, Gregory Schneider.
Com as fotos e arquivos, ele diz, museus e colecionadores particulares terão a obrigação moral de checar se não guardam na coleção algo que tenha sido roubado pelos nazistas.
fonte:http://g1.globo.com/jornal-da-globo/noticia/2010/10/internet-ajuda-judeus-encontrar-objetos-valiosos-roubados-pelos-nazistas.html